top of page

Atualizado: 7 de abr.



médica

Como dito anteriormente no post 10 benefícios da Cidadania Italiana, os tratamentos de saúde na Itália estão entre os melhores do mundo, principalmente aqueles relacionados ao sequenciamento genético.


De acordo com um estudo publicado pela revista The Lancet Public Health coordenado pelo Instituto Pediátrico Burlo Garofolo de Trieste, a Itália está muito a frente de outros países europeus no quesito saúde.

hospital italiano

A saúde na Itália e o sequenciamento genético


O Instituto Italiano para Medicina Genômica se mostra promissor no âmbito do sequenciamento e rastreamento genéticos, aparecendo na série Diagnóstico, onde uma médica estadunidense conduz um projeto documental da Netflix com intuito de ajudar pacientes com condições e doenças raras, mas sem diagnóstico.


Em um dos episódios, por exemplo, a médica buscou o diagnóstico de uma participante, confirmando uma alteração enzimática genética e hereditária conhecida por Deficiência de carnitina palmitoil transferase II.

O Instituto Italiano para Medicina Genômica colabora nacional e internacionalmente com alguns órgãos. Dentre eles estão:

Nacionais


Alliance Against Cancer (ACC) [Aliança contra o Câncer]

Interdepartmental Research Centre for Molecular Biotechnology (MBC), Torino, Itália

IRCC Candiolo , Candiolo (To), Itália [Centro de Pesquisa Interdepartamental para Biotecnologia Molecular]

Instituto Europeu de Oncologia (IEO)

Fundação LINKS, Torino, Itália


Principais Internacionais


Imperial College , Londres, Reino Unido

Samsung Medical Center, Seul, Coréia


hospital italiano

A saúde pública italiana


Na Itália, diferentemente de muitos países, existe também um órgão de saúde pública, o Servizio Sanitario Nazionale (SSN – Sistema Nacional de Saúde) , algo similar ao nosso SUS do Brasil.


Através dele muitos podem se consultar com médicos de família de forma gratuita, porém alguns serviços podem ter custos adicionais.


No entanto, para utilizar este serviço, deve-se ter uma carteirinha regular do programa, e para fazê-la você deve se enquadrar em um dos pontos abaixo:


  • Ser cidadão italiano residente no país;

  • Ser cidadão italiano residente no exterior, mas que se encontre temporariamente em solo italiano; (não pode aplicar para a carteirinha se estiver inscrito no AIRE, mas pode utilizar o serviço caso fique menos de 12 meses no país);

  • Ser cidadão europeu, residente no país ou no exterior (tendo carteirinha do país de origem);

  • Ser cidadão não europeu, mas regularmente residente no país;

  • Estrangeiros casados com cidadãos italianos.

Segundo o artigo no site Eurodicas:


“O custo anual de inscrição no Servizio Sanitário Nazionale é de aproximadamente 400€. Caso você more na Itália e faça a declaração de renda no país, você não precisará pagar a taxa, visto que ela é descontada automaticamente no seu imposto de renda. Esse valor cai pela metade caso você seja estudante. A inscrição é gratuita para os cidadãos brasileiros que tenham a cidadania italiana.”

médicos em sala de cirurgia

Agora que você sabe disso...


Saiba também que esse é apenas um dos benefícios de reconhecer a cidadania italiana, confira também os outros 9 benefícios que separamos.


Caso tenha dúvidas sobre o processo e o que é necessário para saber se tem direito à cidadania estrangeira, manda uma mensagem para o Guia!



Comments


bottom of page