top of page

Atualizado: 26 de mai.




cidadania italiana

Se você está buscando a sua cidadania italiana, já deve saber que ela pode te trazer muitos benefícios, mas você sabe quais são eles?


Nesse post vamos te contar algumas das muitas coisas que você pode fazer quando conseguir o seu passaporte italiano. E ao final te daremos uma dica muito valiosa para te guiar no seu caminho rumo à cidadania italiana.


Vamos lá?


1) O passaporte italiano é um dos melhores do mundo


O passaporte italiano é atualmente o segundo mais poderoso do mundo. E esse poder está relacionado, principalmente, à mobilidade.


Com ele você pode entrar sem necessidade de visto prévio em 177 países! Dentre esses estão todos os países da União Europeia, e também os Estados Unidos, Canadá, Japão, e muitos outros destinos.



2) Trabalhar na União Europeia


Sendo italiano, muitas portas irão se abrir no quesito trabalho.


Com o passaporte italiano você poderá trabalhar em qualquer país da União Europeia sem a necessidade de um visto de trabalho, o que diminui muito a burocracia para que você realize seu sonho.


Além disso, você, seus filhos e cônjuge terão todos os direitos de trabalho assegurados como cidadãos europeus.


Ademais, existem muitas empresas europeias que dão preferência para a contratação de cidadãos europeus, de modo que você terá muito mais chances de conseguir um emprego por lá.


E ainda, se você preferir ficar aqui no Brasil, vale lembrar que o trabalho remoto está em alta, e sendo um cidadão italiano, você poderá com muito mais facilidade ser contratado por uma empresa europeia para trabalhar aqui mesmo. Já pensou nisso?


bandeira da união européia

3) Morar na União Europeia


Na sequência, você poderá morar sem burocracias em qualquer um dos 27 países do Acordo Schengen.


Para isso, não será necessário visto!


Você poderá residir normalmente como um cidadão europeu, possuindo os mesmos direitos e deveres.


4) Estudar na União Europeia


Esse é um ponto muito forte, pois a educação na Europa é assunto muito sério. As escolas e universidades europeias são conhecidas pelo mundo inteiro. E não é pra menos, não é? Já que lá estão algumas das instituições de ensino mais antigas que ainda existem.


Como cidadão europeu, você poderá estudar tanto nas instituições públicas, quanto nas privadas, pagando os valores aplicados aos cidadãos. Essa é uma grande vantagem, pois os valores cobrados aos estrangeiros são muito maiores do que os aplicados aos cidadãos locais.


Em muitos dos países da Europa as faculdades públicas também cobram taxas, que para os estrangeiros podem ser bastante altas. Contudo, para os europeus, muitas dessas taxas possuem um caráter quase simbólico, já que usualmente são muito baixas.


Assim, o passaporte italiano irá te possibilitar estudar com mais facilidade nas melhores instituições do mundo!


mulher de costas com mochila

5) Saúde pública italiana gratuita


Em 2019, o serviço de saúde pública italiana ficou entre os melhores do mundo de acordo com estudo publicado pela revista The Lancet Public Health e coordenado pelo Instituto Pediátrico Burlo Garofolo de Trieste.


Na Itália, os médicos de família ainda são comuns, o que conferiu ao país o título de mais saudável da União Europeia.


Sobre este tópico, é relevante apontar ainda que a Itália é referência no sequenciamento genético, de modo que lá estão alguns dos maiores especialistas da área.


Assim, muitas pessoas buscam o serviço de saúde italiano para a investigação de doenças de origem cromossômica.


médico

6) Aposentadoria italiana


Já imaginou se aposentar ganhando em Euros? Pois bem, isso é possível para os cidadãos italianos.


Existe um acordo bilateral entre o Brasil e a Itália que permite que os tempos de contribuição sejam considerados em ambos os países.


Assim, se você pretende se aposentar por lá, saiba que os anos que trabalhou aqui no Brasil serão contados normalmente.


Ainda, se pretender trabalhar por alguns anos na Itália e retornar para se aposentar aqui no Brasil, o seu tempo de trabalho em solo italiano também será considerado. Legal né?


idosos olhando o mar

7) Cidadania para seus descendentes


Tendo a sua cidadania italiana reconhecida, ela será transmitida automaticamente para seus filhos, desde que sejam menores de idade.


Caso já tenha filhos maiores, de qualquer forma o processo para eles será muito mais fácil, uma vez que terão apenas que comprovar o vínculo com você.


Assim, a cidadania italiana poderá ser passada como herança para todas as próximas gerações, possibilitando que seus descendentes tenham os mesmos benefícios.


avó e neta abraçadas

8) Trabalhar na Nova Zelândia e Austrália


Existe um programa chamado Working Holiday, no qual a Austrália e a Nova Zelândia promovem uma espécie de visto com o fim de incentivar a imigração de europeus para estudo nestes países.


Com esse visto, os europeus podem trabalhar legalmente com jornadas de 40h semanais.


Além disso, a imigração para residência nesses países também é facilitada aos cidadãos europeus.


austrália

9) Investir com menos dinheiro


Os Estados Unidos possui incentivos para investimento estrangeiro no país, o que favorece muito a sua economia. Contudo, de acordo com a nacionalidade do investidor, os valores mínimos são alterados.


Assim, para que você possa investir como brasileiro, os valores são muito altos, girando em torno de 500.000 dólares.


Já com o passaporte italiano, o investimento mínimo cai para algo em torno de 100.000 dólares.


Dólares

10) Estados Unidos e Canadá sem necessidade de visto


Sendo um cidadão italiano, você poderá entrar como turista nos Estados Unidos e no Canadá sem a necessidade de visto prévio, e poderá ficar nestes territórios por até 90 dias.


Para isso, você deve possuir o passaporte italiano eletrônico. Assim, basta fazer o Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA), espécie de pré-autorização de viagem, que consiste no pagamento de uma taxa e preenchimento de formulário. Tudo é feito online e com pouca burocracia.


Ademais, muito semelhante ao ESTA para entrada nos Estados Unidos, o Canadá exige o eTA Canadá.


bandeiras dos Estados Unidos

E como consigo a minha cidadania italiana?


Bem, existem alguns passos até que você consiga o seu passaporte italiano.


É preciso, primeiramente, descobrir todas as informações necessárias para que o seu vínculo com um cidadão italiano seja comprovado.






Kommentare


bottom of page